Matemática
Visão Geral do Programa
A Componente Cientifica é constituida, em cada curso profissional, por duas ou três disciplinas de natureza cientifica que correspondem simultaneamente, ás exigencias de um nivel secundario de educação e de uma qualificação profissional de nível 3. Os estudantes desenvolvem conhecimentos, capacidades e atitudes que lhes permitem a aprendizagem de um conjunto de competências orientadas para um sector de actividade, profissão ou familia de profissões.~
Para estes estudantes não é fundamental o desenvolvimento de competências ao nível do dominio das regras lógicas e dos símbolos. Se é legitimo ensinar a manejar as ferramentas de cálculo, o essencial da aprendizagem da Matemática deve ser procurado ao nível das ideias para a resolução de problemas e para as aplicações da Matemática. O uso das ferramentas deve ser ensinado e aprendido no contexto das ideias e da resolução de problemas interessantes, enfim em situações que exijam o seu manejo e em que seja vantajoso o seu conhecimento, privilegiando mesmo características típicas do ensino experimental. A Matemática nas suas conexões com todos os ramos de saber, é uma contribuição decisiva para a consciência da necessidade da educação e da formação ao longo da vida , com vista a enfrentar mudanças profissionais e as incontornáveis adaptações às inovações cientificas e tecnológicas.
Os temas a abordar, estruturados em módulos segundo o modelo curricular dos cursos profissionais, são os seguintes: números e geometria, incluindo trigonometria, funções reais e análise infinitesimal; estatística e probabilidades; matemática discreta.
A abordagem da Geometria inclui assuntos elementares de geometria sintética e métrica, geometria analitica e trigonometria, com as competências de cálculo numérico a elas associadas, com permanentes preocupações de contextualização.
A abordagem das Funções Reais considerará as grandes famílias de funções, desde as algébricas inteiras, passando pelas fraccionárias e acabando nas transcendentes - exponenciais e logarítmicas ou trigonométricas. Haverá uma ênfase natural nas aplicações, com particular relevo para as questões de taxa de variação e optimização.
A abordagem da Estatística e das Probabilidades elementares completará as aprendizagens básicas, com algumas noções novas e ferramentas que não podem ser compreendidas no ensino básico.
A Matemática Discreta aparecerá não apenas em ligação com as probabilidades, mas também em várias situações que requerem modelos discretos, como o das sucessões e progressões ou como os modelos matemáticos dos jogos.
Assim, a lista de módulos desta disciplina é constituída por dois grupos. O grupo de módulos A corresponde ao elenco destinado aos cursos cuja carga horária da disciplina é de 300 horas. Os módulos do grupo B destinam-se a ser combinados com módulos A, para a formação dos estudantes em cursos menos exigentes em carga horária. Este grupo de módulos B inclui temas menos aprofundandos ou variações em relação aos temas tratados nos módulos A, por forma a responder mais adequadamente ás exigências de formação decorrentes das famílias profissionais em que os cursos de enquadram.
