Tecnologias de informação e comunicação

Caracterização da disciplina

as tecnologias de infoirmação e cumunicação , vulgamente designadas por TIC , surgem na matriz curricular dos cursos de nível secundario de educação , enquanto formatação geral , no sistema educativo português , como consequencia , entre outros , de dois vetores fundamentais .o primeiro tem a ver com o consenso que existena soiciedade portuguesa de que hoje , com um futuro proximo ,qualquer cidadão que não tenha um domínio mínimo destas tecnologias é , de facto um analfabeto funcional , ficando comprometida  a sua integração social .o segundo está intimamente ligado ao facto de a estrutura fincional do modelo de prendizagem , tradicionalmente vocacionados para uma escola predominante informativa ,estar em fraca mutação , centrando-se cada vez mais ação da escola na gestão da informação e não na sua transmissão , atendendo e que as fontes de informação são cada vez mais plurais e centradas nas TIC .
neste sentido , a disciplina de tecnologias de informação e comunicação integra a componente de formação sociocultural dos cursos profeicionais , por forma a garantir aos jovens a aprendizagem de ferramentas diversificadas na ótica do utilizadar , indispensáveis ao sucesso pessoal e profeicional .
Assim ,a  disciplina de tecnologias de informação e comonicação tem como funcionalidades :
  • fomentar a disponibliadade para uma aprendizagem ao longo da vida como condição necessária à adaptação a novas situações e à capacidade de resolver problemas no contexto da sociedade do conhecimento;
  • promover a autonomia , a criatividade , a responsabilidade , bem como a capacidade para trabalhar em equipa numa prespectiva de abertura à mudança , à diversidade cultural e ao exercicio de uma cidadania activa ;
  • fomentar o interesse pela pesquisa , pela inovação , face aos desafios da sociedade do conhecimento ;
  • promover o desenvolvimento de competências  na utilização das tecnologias da informação comunicação para possibilitar uma literacia digital generalizada , num quadro de igualdade de oportunidades e de coesão social;
  • fomentar a análise crítica da função e do poder das novas tecnologias da informação e comunicação;
  • desenvolver a capacidade de pesquisar, tratar, produzir e comunicar informação, quer pelos meios tradicionais, quer através das novas tecnologias da informação e comunicação;
  • desenvolver capacidades para utilizar, adequadamente, e manipular, com rigor técnico, aplicações informáticas, nomeadamente em articulação com as aprendizagens e tecnologias específicas das outras áreas disciplinares;
  • promover as práticas inerentes às normas de segurança dos dados e da informação;
  • promover práticas que permitam lidar, por antecipação, com os condicionalismos a que estão sujeitos os profissionais da área da informática, nomeadamente a ergonomia e a saúde ocular.

Visão Geral do Programa

Este programa resulta do ajustamento do programa de Tecnologias da Informação e Comunicação dos cursos cientifico-humanisticas, tecnologicos e artisticos especializados ao modelo curricular dos cursos profissionais, garantindo aos alunos uma formação geral comum. Apresenta-se estruturado em módulos, com competências terminais bem definidas relativamente a cada uma das ferramentas de aplicação transversal consideradas, o que facilita aprendizagens sectoriais e independetes.
Existe, assim, a possibilidade de diversificar a aprendizagem das ferramentas, de grupo para grupo, bem como fazer opções em função das caracteristicas e saberes prévios do conjunto dos alunos, potenciando-se, deste modo, a transferência da aprendizagem. Na avaliação deve verificar-se se o aluno é capaz, não só de usar os saberes adquiridos em cada módulo de per si, mas também se sabe projectar essa utilização para além desses conteúdos estritos, criando modelos e produtos coerentes e consequentes.
Assim, o programa integra um conjunto de módulos base e de módulos alternativos, que exigem uma aplicação diferenciada, para uma carga horária total de 100 horas, relativamente aos anos lectivos de 2004/2005 e 2005/2006 e seguintes. Com efeito, com a introdução da disciplina de TIC no 9º ano de escolaridade, no ano lectivo de 2004/2005, foi estipulado que o programa do 10º ano seria igual ao do 9º ano. Por essa razão, a distribuição dos conteúdos pelos módulos base/alternativos é diferente nos anos lectivos 2004/2005 e 2005/2006.